Serviços e Dúvidas



Com o objetivo de realizar um trabalho que atenda às necessidades dos seus frequentadores, a Biblioteca Municipal oferece alguns serviços, que você poderá conferir abaixo:

• Empréstimo domiciliar de itens do acervo (3 livros e 5 revistas para cada pessoa, por 7 dias).

• Cópias reprográficas em preto e branco (xerox).

• Acesso à internet, sendo que os computadores da biblioteca são totalmente destinados para pesquisa bibliográfica, realização de trabalhos escolares e utilidade pública. Não são permitidos acessos à sites que não sejam com este objetivo. Não é permitido acesso à sites das redes sociais (Orkut, facebook, twitter, etc.) e também acesso à chats do tipo: MSN, webmessenger, googletalk, yahoo messenger ou similares.

• Reserva de livro muito procurado.

• Auxílio à pesquisa no acervo (referência).

• Impressão laser, e impressão colorida (jato de tinta) e digitalização (com valor simbólico).

• Espaço para leitura local.

• Disponibilização diária dos jornais locais.



Principais dúvidas

1 - Quem pode utilizar a Biblioteca Municipal?
Qualquer pessoa pode frequentar a biblioteca e assim utilizar os serviços de empréstimo e devolução de livros, acesso à internet, leitura e estudo local. Basta fazer um registro na biblioteca e a partir daí poderá levar para casa, os materiais disponíveis para empréstimo na biblioteca 


2 - Quanto você precisa pagar para usar a Biblioteca Municipal?
Nada!!! A Biblioteca Prof. Benito Caliman, além de municipal é também pública, isso quer dizer que para usar os serviços básicos de empréstimo de livros e demais materiais bibliográficos disponíveis, não é necessário pagar nenhum valor. Os únicos serviços cobrados pela biblioteca são: cópias, impressão de folhas e digitalização (escaner). Os valores arrecadados são revertidos para a Biblioteca que realiza esporadicamente compra de livros e de materiais de uso diário.


3 - O que é preciso para ser cadastrado e pegar livros emprestados?
É muito simples! Você precisa comparecer à Biblioteca e preencher um cadastro completo com todos seus dados. Se você tiver menos de 11 anos, só poderá se cadastrar com autorização dos responsáveis. Os maiores de 11 anos podem se cadastrar sozinhos. 


4 - Como é feito o empréstimo dos livros?
O leitor, após cadastrado receberá uma carteirinha e poderá retirar três livros em cada empréstimo. Este livro é emprestado por sete dias e se não estiver na lista de reserva (quando outro leitor também deseja ler, pode deixar seu nome na lista de reserva) ele poderá ser renovado por mais sete dias. Além dos três livros, os leitores também podem levar até cinco revistas, também pelo mesmo prazo.


5 – E se eu atrasar a devolução do livro?
Se houver atrasos na devolução é cobrada uma multa simbólica no valor de R$ 0,10 por dia de atraso e por carteira.


6 – O que acontece se eu perco ou estrago o livro da Biblioteca Municipal?
Se infelizmente acontecer algum imprevisto e você perder ou estragar um livro da Biblioteca você deverá comparecer, explicar o que houve e combinaremos alguma forma de repor o livro. Seja pela compra de um novo exemplar ou um similar caso o título esteja esgotado no mercado. Ou ainda poderá repor com um outro exemplar similar que você tenha, caso a reposição por um novo seja impossível. Sempre haverá uma solução, basta combinarmos!