16/08/2011

Internet: amiga ou vilã dos livros?

Fonte: Livros e Afins - 22/06/2011


Este artigo é de responsabilidade do articulista convidado Éber Sander, autor de autor de Perguntas Indiscretas e que, em agosto, lança Eu Morri Faz Tempo.

Muito se tem discutido sobre a influência da internet nos hábitos dos brasileiros. No tocante a literatura seria a internet vilã ou amiga dos livros?
Para iniciarmos a reflexão é preciso antes de tudo saber que a internet firmou os pés no Brasil por volta de 1995, ou seja, há apenas 16 anos. 

Historicamente é quase nada. Ano após ano o acesso a internet foi aumentando em nosso país. E continua a aumentar.

Os brasileiros tem passado mais horas em frente ao computador navegando na internet, do que assistindo TV.

Para os amantes dos livros existem diversas opções de livrarias virtuais. De qualquer lugar do país é possível adquirir o livro desejado e aguardar a entrega no conforto do lar. Existem ainda dezenas de sebos virtuais, onde é possível encontrar verdadeiras obras de arte a um preço extremamente acessível.

Vale lembrar também dos sites de relacionamento específicos para os amantes das letras, tais como: Skoob (http://www.skoob.com.br/) e o Livreiro (http://www.olivreiro.com.br/), que agregam em único espaço internautas fascinados pelos livros.

Há ainda diversos sites de jornais do país, desde a pequenina cidade até as grandes metrópoles. Impossível não estar por dentro do que acontece ao nosso redor!

Muitos escritores aproveitam a internet para divulgar suas obras e seus pensamentos, seja através do Twitter, seja através dos blogs, onde a escrita não fica limitada a um número de páginas.

Portanto, a internet veio para ajudar a literatura e não para tomar o lugar dela. Até mesmo porque para usá-la é preciso fazer uso da leitura e da escrita, diferentemente da TV, onde não exercitamos nem a leitura, nem a escrita de forma crítica. Só por isso, já vale a pena passar mais horas na internet do que em frente a TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário