07/11/2011

Exposição na Biblioteca Pública do ES apresenta coleções dos anos 30


Público terá acesso a coleções literárias dos anos 1930 a 1960.
Mostra tem curadoria do escritor Reinaldo Santos Neves, entrada gratuita.


Entre as coleções, destacam-se a 'Coleção Nobel',
da Editora Globo (Foto: Divulgação/ASSCOM Secult)


Durante o mês de novembro, estará em cartaz na Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha (BPES) a exposição “Uma página da história da leitura do Brasil: grandes coleções dos anos 1930-1960”. A mostra tem curadoria do escritor Reinaldo Santos Neves e estará aberta ao público até 30 de novembro. A entrada é gratuita.

A mostra propicia uma viagem nostálgica ao universo das grandes coleções literárias dos anos 1930-1960 no Brasil, e focaliza algumas coleções que se tornaram célebres por trazer aos leitores brasileiros uma literatura dita de escapismo, composta por romances policiais e de aventura; e uma literatura dita “séria”, composta por grandes títulos da literatura brasileira e estrangeira.

A “Coleção Amarela”, da Editora Globo de Porto Alegre, e a “Coleção Paratodos”, da Companhia Editora Nacional de São Paulo, foram pioneiras na publicação no Brasil de romances policiais de grandes autores do gênero. Enquanto isso, a “Coleção Terramarear”, da mesma Companhia Editora Nacional, e a “Coleção Os Audazes”, da Editora Vecchi do Rio, se concentravam em romances clássicos de aventura para jovens. 

Essas edições foram leitura obrigatória de várias gerações até os anos 1950, desaparecendo com o advento da televisão e a mudança dos costumes.

Entre as coleções de literatura “séria”, destacam-se a “Coleção Nobel”, da Editora Globo, iniciada na década de 1940, que durante cerca de 20 anos apresentou aos leitores brasileiros o melhor da literatura estrangeira clássica e moderna, inclusive uma primeira tradução completa de “Em busca do tempo perdido”, de Marcel Proust; e a “Coleção Vera Cruz”, responsável pelo lançamento de mais de 100 títulos de autores brasileiros de ficção atuando ou estreando nos anos 1960.

Além disso, a exposição traz de volta todo o visual gráfico inerente às edições do período, que atraíam os leitores ou por meio de capas berrantes, no caso dos romances policiais e de aventuras; ou artísticas, no caso dos romances literários que integravam as "Coleções Nobel" e "Vera Cruz".

Programação cultural
 
Agregados à exposição, acontecem ainda diversos eventos culturais na BPES durante o mês. No dia 09 de novembro, às 19 horas, o escritor e professor João Baptista Herkenhoff realizará um debate-papo com o tema “um dedo de prosa entre o escritor, o crítico literário e o público leitor”. Já no dia 10, às 18 horas, será lançado o livro “Indústria: a modernização do Espírito Santo”, de Gabriel Bittencourt e da Revista AEL, número especial dos 90 anos.

Dando continuidade às atividades, entre 21 e 25 de novembro, será realizado o seminário “Espírito Santo um painel da nossa história – II”, onde diferentes temas serão discutidos por meio de inúmeras palestras. Vitor Buaiz, Fernando Pignaton, José Eugênio Vieira, Francisco Aurélio Ribeiro, Regina Hees, Namy Chequer, Sebastião Ribeiro Filho, Roberto Garcia Simões, são alguns dos palestrantes confirmados.

No dia 29 de novembro, às 17 horas, a Biblioteca recebe a escritora Maria do Carmo Schneider, como mediadora na roda de leitura do seu próprio livro “Victor Hugo, o paladino dos direitos fundamentais”. Para encerrar a programação do mês, no dia 30, às 19 horas, acontece o lançamento oficial do site “Estação Capixaba”, com apresentação e participação de convidados.


Serviço
Exposição “Uma página da história da leitura do Brasil: grandes coleções dos anos 1930-1960”
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo
Endereço: Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá - Vitória
Período de exposição: até o dia 30 de novembro
Horários de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas

Informações:             
(27) 3137 9349
sebp@secult.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário