05/12/2011

Doações de livros usados para bibliotecas

A doação de livros para uma biblioteca envolve uma questão bastante delicada, pois da mesma forma que ajuda e colabora com o desenvolvimento do acervo, em algumas situações ela gera certo mal estar para os doadores e para a Biblioteca que recebe a doação... 

É que na verdade, sem querer e com a maior das boas intenções, podemos estar criando um problema de difícil solução...


Normalmente quando chega o fim do ano, é comum fazermos uma arrumação geral em casa, uma “faxina” para retirarmos do nosso convívio objetos que não utilizamos mais e que estão ocupando um espaço que poderia ser utilizado com outras finalidades.

É aí que mora o perigo para a Biblioteca!

Muitas pessoas enxergam o livro seja qual for como um item sagrado e que não deve ser em hipótese alguma jogado fora, porém a realidade dele pode ser bem diferente. Existem livros raros, edições limitadas e especiais que realmente o conhecimento técnico indica para a realização um trabalho adequado de preservação para manter, em condições adequadas, este livro especial no acervo.

O problema é que muitas pessoas confundem o que é “raro e precioso” com livros que na verdade deveriam obrigatoriamente ser descartados por estarem sem condições de uso (sujos, rasgados, riscados e sem capa), desatualizados, infestados com mofo, insetos, neste último caso então, muito perigoso para uma biblioteca porque traças e livros, definitivamente não combinam! 

As bibliotecas normalmente nesta época do ano recebem muitos livros bons como doação, mas tambem recebem caixas e caixas de livros em péssimo estado de conservação, com tudo enquanto é tipo de inseto e sujeira, lagartixas, baratas, traças, cupins, enfim... Uma tristeza, pois nem sempre conseguimos fazer uma triagem no momento em que eles chegam e é preciso de guardá-los dentro da biblioteca e se por acaso houver insetos nas caixas, será muito difícil conter uma possível infestação...

Outra questão que gera conflito é com relação à relevância do material doado. Pode acontecer de serem livros já muito desatualizados, com conteúdo não interessante para os leitores e não restará nada a não ser descartar o livro.

Só que muitas pessoas não entendem isso e ficam chateadas, pois acham que é má vontade dos funcionários em aceitar, ou se retornam a biblioteca e não encontram sua doação na estante ficam contrariados, reclamam...

Há casos em que os livros vão para o lixo, chamam repórteres, denunciam o "descarte" de livros quando na verdade são livros realmente sem condições de uso. É preciso ter conhecimento mais técnico para entender como é feita a política de descarte de uma biblioteca. 


Então, fica aqui esta observação e pedido especial de: bom senso. As doações serão sempre bem-vindas e importantes, mas precisamos analisar antes de doar e verificarmos se o que levaremos para a biblioteca está em condições de uso, terá importância e oferecerá qualidade para o acervo e relevância para os leitores. E se resolver doar realmente, entender que o profissional que atua na biblioteca é o que melhor saberá avaliar esta doação e dar aos livros o destino correto.

Não se trata de uma questão de má vontade e sim de coerência e bom senso.

3 comentários:

  1. Boa tarde, moro em Valparaiso na Serra es e gostaria de doar muitos livros, voces pegam na minha residencia?
    Marcia Matinelli

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcia!
    Muito legal você querer doar livros para a Biblioteca Pública, mas estamos um pouco longe de você querida! Não temos como buscar estes livros tão distante! O ideal é você procurar a biblioteca pública mais próxima de onde você mora e levar uma lista com os títulos e autores dos livros. Se forem interessantes para a Biblioteca, certamente como estão mais perto de você, poderão retirar!
    Agradeço!

    ResponderExcluir
  3. Ótima colocação!
    Já vi comentários ferrenhos sobre pessoas que usam esse tipo de material (livros sem condição de uso mesmo) para confeccionar obras de arte e decoração. Acho isso bem ruim, já que é um material que torna-se muitas vezes obsoleto e não tem como ser usado, a não ser desta maneira!

    ResponderExcluir