07/08/2012

Doação de livros para crianças das EMEIS e 600 Livros do Edital da Biblioteca Nacional chegam para reforçar e ampliar o acervo da Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Venda Nova no ano passado participou de dois editais da Biblioteca Nacional para aquisição de novos livros. Ficamos atentas às informações e não deixamos passar a oportunidade que era preciosa para nossos freqüentadores, pois foi a primeira vez que as próprias bibliotecas  puderam ter autonomia para escolher e comprar os livros necessários para compor e ampliar o acervo existente.

Após o preenchimento de um cadastro minucioso no site da BN onde foi respondido um questionário em que cada pergunta valia pontos e posteriormente mediante confirmação dos dados no portal recebíamos uma quota que foi convertida em uma verba para aquisição dos livros.

Existia um critério e pontuação correspondente para cada requisito atendido pela nossa biblioteca como exemplo podemos citar:  se a unidade estava em dia com as obrigações junto ao SNBP, se a biblioteca era informatizada, se tinha prédio próprio, bibliotecário formado responsável pela unidade, site, a média de freqüentadores mensais e etc. Conseguimos uma boa verba, mas poderia ter sido ainda melhor, pois houveram alguns critérios que infelizmente ainda não pudemos atender.

Nossa biblioteca foi contemplada com mais de R$ 12 mil divididos em dois editais, sendo que o primeiro já está em andamento e recebemos na primeira etapa 617 livros novos de 954 que solicitamos neste primeiro edital.

Os livros acabam de ser entregues, estão passando pelo processamento técnico e acreditamos que nos próximos 20 dias já teremos boa parte deles disponibilizadas para empréstimo. Logo disponibilizaremos aqui no blog a listagem completa.

Aguardamos, se der tudo certo, para até o final do ano o próximo edital que permitirá a chegada de mais livros novos.

Em conjunto com esta aquisição e dando prosseguimento as propostas para 2012 conseguimos uma maravilhosa doação de livros para crianças de 0-4 anos para atendermos um sonho há muito tempo almejado pela Biblioteca Pública o projeto: “Nossa bibliotequinha” onde serão levadas para as Escolinhas (Emeis) caixas, cada uma com 50 livros destinados às crianças pequenas, serão 300 livros da Biblioteca Municipal, divididos em cinco caixas que circularão entre as escolas mensalmente.

O objetivo deste projeto é despertar desde os primeiros meses de vida o interesse dos pequeninos pela leitura.

Concluindo teremos disponíveis em breve para empréstimo na biblioteca pública cerca de 1000 (mil) livros novos. Adquiridos com esforço e perseverança no desejo de tornar a biblioteca do município cada dia melhor e mais interessante para toda comunidade local.

Não deixem de vir nos fazer uma visita e conferir esta excelente aquisição de livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário