16/06/2011

Biblioteca Pública homenageia o escritor James Joyce

Fonte: ES Hoje Beta
Por Redação Multimídia ES Hoje (redacao@eshoje.com.br).


A Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha (BPES), localizada na Praia do Suá, Vitória, realiza nesta quinta-feira (16), às 18h30, o Bloomsday, data comemorada na Irlanda em homenagem ao livro "Ulisses", de James Joyce, considerado um marco na literatura mundial. A entrada é franca.
O tributo à obra "Ulisses" será apresentado por Wilson Coêlho, dramaturgo e escritor, fundador do "Grupo Tarahumaras". Dois integrantes desse grupo participam da leitura da obra "Ulisses": Berenice Pahins, atriz; e Marcos de Castro, poeta. O evento termina com uma palestra com Gilbert Chaudanne, escritor e pintor.
A data festejada em vários lugares do mundo recebe o nome Bloomsday porque o personagem principal do livro se chama Leopold Bloom. A obra trata dos acontecimentos vividos por ele, durante 16 horas, no dia 16 de junho de 1904 pelas dezenove ruas da cidade de Dublin.
Além da comemoração ao Bloomsday, a Biblioteca Pública homenageará durante todo o mês de junho o escritor James Joyce, com uma exposição de livros referentes à vida e a obra do autor, biografias, depoimentos pessoais, como o do irmão Stanislaus, e estudos de alta qualidade acadêmica.
Serviço
Bloomsday: homenagem ao livro Ulisses, de James Joyce.
Data: quinta-feira (16)
Horário: 18h30
Palestrantes: Gilbert Chaudanne e Wilson Coêlho.
Exposição "A vida e a obra de James Joyce"
Visitação: até 30 de junho
Das 8 às 19 horas
Entrada Franca
Biblioteca Pública do Espírito Santo
Av. João Batista Parra, 165 - Vitória
Telefone - (27) 3137 9349.
E-mail - sebp@secult.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário