19/10/2011

Conheça 15 livros censurados no mundo


Por luana blogou

 






- “Independência ou morte”! Assim bradava o príncipe-regente D. Pedro I (do Brasil), às margens do rio Ipiranga, no dia 07 de setembro de 1822. Mas apesar da independência do Brasil ter sido declarada há quase dois séculos atrás, nem sempre ela assegurou a liberdade de expressão. Em alguns momentos políticos a censura entrou em cena no país atingido, entre outras formas de expressão, a literatura.
Em todo o mundo, por décadas, eram os papas e religiosos que determinavam o que devia ou não ser lido pela sociedade. O Index Librorum Prohibitorum era uma lista de livros proibidos que tinha como objetivo maior impedir o avanço do protestantismo. Anos depois, com a ditadura militar instaurada em muitos países, os jornais e mais uma vez os livros sofrerem com a censura.  

Algumas obras foram contestadas por suas temáticas, outras sofreram censura justificada por argumentos pra lá de frágeis. No Brasil, por exemplo, a obra O Vermelho e o Negro, de Stendhal, foi proibida por conter a palavra “vermelho”, considerada pela ditadura militar um incentivo à subversão. 
Recentemente, foi a vez do livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, ser retirado das escolas depois de acusado pelo Conselho Nacional de Educação de conter passagens racistas. Mas nem sempre a censura vem do governo.

Nos Estado Unidos, por exemplo, são tantos os livros que sofrem pressão dos mais diversos grupos para sua retirada do mercado literário que a American Library Association (Ala) divulga, anualmente, o nome das 100 obras mais contestadas no país. A lista é montada através de relatórios de escolas, bibliotecas e da imprensa norte-americana.

Abaixo você confere a lista que montamos com 15 títulos de livros frequentemente censurados no mundo.  Os principais motivos para a censura são: violência, linguagem ofensiva, sexualidade explícita, ponto de vista religioso ou político e inadequação com a faixa etária.

Lista de 15 livros censurados no mundo:

Crepúsculo, de Stephenie Meyer
O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger
A Cor Púrpura, de Alice Walker
O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini
Harry Potter (série), de J.K. Rowling
A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende
Carrie: a Estranha, de Stephen King
As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain
Os Pilares da Terra, de Ken Follett
A Idade da Razão, de Jean-Paul Sartre
1984, de George Orwell
Ulisses, de James Joyce
Hamlet, de William Shakespeare
Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

Um comentário:

  1. Tenho sempre a impressão de que essas proibições são um verdadeiro "tiro saído pela culatra". Digo isso porque o interesse em torno das obras censuradas sempre aumenta consideravelmente quando sua proibição acontece.

    Já li quase todos. E, sinceramente, se foi crime/pecado fazê-lo, valeu a pena!

    ResponderExcluir