11/05/2011

A causa e as boas histórias de uma gente que lê

Fonte:Blog do Galeno

O que fazer, afinal, para ganhar mais apoiadores para essa nossa boa causa do livro e da leitura?

Foi justamente essa questão que, por sinal, continua a tirar o sono de muita gente boa por este mundão afora que deu o tom na principal mesa-redonda no primeiro dia da Feira do Livro de Bogotá, certamente uma das mais charmosas das Américas.

Cada vez mais se aponta por aí a necessidade de monitorar e avaliar melhor, mais e com maior profundidade o impacto dos projetos e das políticas de leitura na vida das pessoas. Econômico, social ou seja lá o que for. Números, sim. Indicadores. Vale tudo mesmo para conquistar mentes, corações e... bolsos. É assim que a militância do livro e da leitura ganhará adesões e apoios importantes, convencendo de um jeito ou de outro os donos de todas as chaves de cofre do mundo que têm, enfim, o dever de bem zelar por eles. E fazer com que se compreenda por que se deve investir mais e mais nesta área. E por que investimentos em educação e cultura e, particularmente, em livros e leitura é que resultam em desenvolvimento social e econômico. E não o contrário.

Eu mesmo falei muito disso hoje por aqui. Mas como ninguém é de ferro, falo, agora, neste espaço, sobre uma outra boa maneira. Nada cartesiana, é verdade, mas nem por isso menos importante. É esse jeito quase quixotesco de sair por aí, como um caixeiro-viajante da leitura, para contar aos quatro ventos histórias de gente que tem dado belas viradas na vida graças à leitura (ainda que seja só se descobrindo, o que, convenhamos, não é pouco!).

Não tem sido, aliás, outra a finalidade deste espaço, que, desde janeiro, se dedica exclusivamente a desfilar um punhado de crônicas com histórias da gente do povo que foi, leu, gostou e nunca mais foi o mesmo. E como, além de colecionar, o que eu gosto mesmo é de espalhar por aí essas histórias, hoje recorro aos bons amigos do Blog para fazer o apelo:

- Me mandem, por favor, dicas de boas histórias de pessoas que, graças aos livros, têm ajudado a construir uma vida melhor, a começar pela sua própria.

Essas histórias serão relatadas aqui. Em seguida, vão acabar parando nas páginas de jornais e revistas. Essas histórias de gente que lê e que faz o mundo ficar melhor, também tenho dito por aí, têm um poder mágico e avassalador. Valem mais do que mil discursos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário